sábado, 27 de agosto de 2011

ESTRELAS ESSENCIAIS


Células gliais contribuem para o fortalecimento das sinapses


Os astrócitos (assim chamados por seu formato parecer com o de uma estrela), o tipo mais comum de célula da glia, têm papel importante na consolidação de memórias, segundo estudo feito por cientistas do Instituto Max Planck de Neurobiologia, na Alemanha. O resultado ajuda a desfazer a tradicional ideia de que essas células tinham apenas função de suporte e nutrição para os neurônios. Nos resultados da pesquisa publicada na revista Nature Neuroscience, os autores demonstram que os astrócitos afetam a capacidade de as sinapses se fortalecerem – fenômeno essencial para a fixação das lembranças.


Segundo o coordenador do estudo, Ruediger Klein, já se sabia que a consolidação de memórias está relacionada à eliminação do neurotransmissor glutamato da fenda sináptica. A novidade é que os astrócitos são os responsáveis por essa tarefa. “Eles sugam glutamato do espaço sináptico, o que facilita o fortalecimento da sinapse”, explica. O mecanismo foi descoberto enquanto os cientistas investigavam a molécula sinalizadora EphrinA3, presente na membrana dos astrócitos de camundongos. Na ausência dela, o transporte de glutamato para fora da sinapse diminuía significativamente. Aprofundar o conhecimento sobre esse mecanismo pode ser importante para entender o papel dos astrócitos em doenças neurológicas como a epilepsia e a esclerose lateral amiotrófica, acreditam os pesquisadores.

Fonte: site Mente e Cérebro psicologis, psicanálise e neurociências.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ligante NEURUECE no Hospital Albert Einstein



Em agosto de 2011, por duas semanas, o melhor hospital da América Latina recebeu o ligante NEURUECE João Brainer para estágio/visita de atualização científica e acadêmica.

O ligante foi recepcionado no Instituto de Cérebro, a maior unidade de pesquisa ligada ao Hospital Albert Einstein. O Instituto do Cérebro é referência internacional em pesquisas de ponta em Neurociências, com linhas de pesquisa em Neurogenética, Neuroncologia, Nanobiotecnologia, Radiofarmácia, Imagem Molecular e Ressonância Magnética Funcional.

As atividades ficaram ainda distribuídas nos serviços de Neurorradiologia, Radiologia, Neuroncologia Clínica e Terapia Intensiva, sob ênfase a abordagem neurológica.

A participação do ligante oferta abertura e contatos com os mais respaldados pesquisadores brasileiros em Neurociências, suscitando a realização de estágios futuros aos ligantes NEURUECE.

NEURUECE fecha estágio com Instituto Dr. José Frota



A Liga de Neurociências da UECE é a mais nova liga em atuação no Instituto Dr. José Frota (IJF), a maior unidade hospitalar de trauma e cirurgia do Norte-Nordeste.
Referência em Neurocirurgia, sendo a única unidade do estado a dispor de programa de residência médica na especialidade, o IJF albergará inicialmente dois ligantes que ficarão sob tutoria dos orientadores da NEURUECE, em plantões noturnos.


As atividades se estenderão ainda a pesquisas em Neurocirurgia e a aulas semanais, em parceria com a Disciplina de Emergências Médicas da USP, via Internet, às quintas-feiras, no próprio IJF.

NEURUECE inicia estágio misto em Neurologia e Neurocirurgia



Após sinalização positiva dos serviços de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Geral de Fortaleza, a Liga de Neurociências da UECE inicia seu primeiro estágio duplo.

O propósito é a integralização dos diferentes casos nos dois serviços, permitindo ampla adesão dos estagiários em plataformas de aprendizado indispensáveis.

Na Neurologia, os estagiários poderão acompanhar plantões na Unidade de AVC, hoje, a maior unidade especializada do Brasil. Participarão ainda de atividades ambulatoriais, atividades de pesquisa e do projeto de Educação em AVC destinado a pacientes e acompanhantes da Unidade de AVC.



No serviço de Neurocirurgia, os alunos assistirão a cirurgias eletivas e participarão de atividades ambulatoriais, garantindo plena adesão ao Serviço.

NEURUECE participa das monitorias em Neurofisiologia



Após exitosa experiência no ano anterior, sob orientação da Profa. Dra. Aline Alice Albuquerque, a NEURUECE retorna a assumir as monitorias de Neurofisiologia.
Agregadas ao calendário oficial da disciplina, as monitorias terão espaço cativo, quinzenalmente, às sextas-feiras. Os diversos ligantes, distribuídos por áreas de interesse, tornar-se-ão responsáveis pelos mais valiosos temas em Neurofisiologia, agregando-os a uma plataforma clínica e cirúrgica, além da horizontalização com conteúdos de Bioquímica, que também compõe o a disciplina de Ciências Fisiológicas I.

As monitorias são compostas por três tempos. O primeiro aborda um caso clínico, com ampla valorização ao diagnóstico e à patologia. O segundo integra os conteúdos da Neurofisiologia aos sinais e sintomas, exames complementares e tratamento. Já o último tempo é destinado às últimas inovações científicas em Neurociências, mantendo a temática dos tempos anteriores.

Abaixo há uma programação sumária dos temas que serão abordados.

Potenciais evocados e Epilepsia => Yuri e Rhina
Célula Nervosa, Esclerose Múltipla e o Cérebro do Einstein => João Brainer
Morte encefálica => Felipe e Eduardo
Memória: uma lembrança fisiológica => João Brainer
Distúrbios do movimento => Samuelson e Dannubia
Córtex, esquizofrenia e cérebro apaixonado => Fábio e Thiago
Lesões Medulares => Edvan e Vitória

NEURUECE inicia curso de aprofundamento em Neurociências


Cumprindo seu pilar de ensino, a Liga de Neurociências da UECE inova a oferecer o primeiro curso de neurociências, com duração de 40h, gratuito, do Ceará.

O curso é resultado da maturidade que a NEURUECE alcançou com a realização de seus seminários internos. Para a diretoria da NEURUECE, “promover um curso aberto a todos os interessados potencializa o compromisso da Liga, dinamiza os métodos de ensino em Neurociências e desperta ampla aproximação da Universidade com o ensino e pesquisa nas Neurociências”.

O curso terá duração de 40h, que serão cumpridas até o mês de dezembro de 2011, sendo destinado a estudantes do curso de Medicina da UECE de todo os semestres letivos.

As aulas ocorrem na Sala de Aula do bloco de Anatomia do Curso de Medicina da UECE, havendo o apoio do Centro de Ciências da Saúde da UECE.

Abaixo segue a programação preliminar.

5. Núcleos da base e Distúrbios do movimento – Vitória e Alisson - 25/08 - quinta
6. Exame Neurológico I – Erlon e César - 27/08 - sábado
7. Exame Neurológico II - Modulo prático – Todos os ligantes - 01/09 - quinta
8. Semiologia em Neurologia e Neurocirurgia – Brainer e Felipe - 08/09 - quinta
9. Traumatismo Craniano – Eduardo e Samuelson - 10/09 - sabado
10. Cefaléia – Rhina e Yuri - 15/09 - quinta
11. Diagnóstico por Neuroimagem – Alisson e Danúbia - 22/09 - quinta
12. Sistema Nervoso Central e Álcool – César e Thiago - 24/09 - sabado
13. Neurogenética, neuroimagem funcional e nanobiotecnologia neurológica – Vitória e Brainer - 29/09 - quinta
14. Paralisias Infantis - Leonardo e Samuelson - 06/10 - quinta
15. Vertigem –Edvan - 13/10 - quinta
16. Aneurismas Cerebrais – Yuri e Eduardo - 20/10 - quinta
17. Tumores Cerebrais – Danúbia e Alisson - 22/10 - sabado
18. Traumatismo Raquimedular – César e Edvan - 27/10 - quinta
19. Doença de Parkinson – Rhina e Thiago - 03/11 - quinta
20. Coma - Avaliação e cuidados – Vitória e Felipe - 10/11 - quinta
21. Esquizofrenia e seus componentes biológicos – Erlon e Fábio - 17/11 - quinta
22. Epilepsia e convulsões – Edvan e Eduardo - 24/11 - quinta
23. Diagnóstico de Morte Encefálica – Leonardo e Danubia 01/12 – quinta
24. Insônia – Erlon e Fábio – 08/12 - quinta
25. Desafios e o futuro das Neurociências no Brasil: teremos um Nobel? – Brainer e Fábio - 15/12 - quinta